4º Como Saber se alguém está mentindo

Lembretes importantes para interpretar corretamente a linguagem do corpo:

- contextualizar – interpretar dentro do contexto próprio;
- calibrar - trata-se de avaliar qual é o registo normal de uma determinada pessoa, num contexto particular.

Imagine a seguinte situação: está sentado calmamente em casa e tem 3 criança a brincar no andar de cima. De repente ouve alguma coisa a cair e depois o som do vidro a estilhaçar. Corre de imediato, para o andar de cima, para ver o que aconteceu. Depara-se com as três crianças perto da jarra de vidro chinesa e uma dela com as mãos na boca diz: “eu não fiz isto”. Em que é que vai acreditar? Nas palavras ou na Linguagem Corporal?




Figura 1 – Cobrir a boca

Os adultos, ao contrário das crianças, aprenderam a ser mais dissimulados e desenvolvem melhores disfarces para ocultar uma mentira. Quando alguém cobre a sua boca enquanto fala, simulando ou não tosse desnecessária, poderá revelar que está a esconder algo. Se por outro lado, tapa a boca quando estamos nós a falar, significa que não está a “comprar” a nossa história.





Figura 2 – Tocar no nariz

Um, ou mais, toques rápidos no nariz pode significar que estamos a esconder algo. A investigação revela que, quando mentimos intencionalmente, a pressão sanguínea aumenta e ocorre uma maior irrigação de sangue à ponta do nariz que provoca a sensação de comichão. Ainda o surpreende que o nariz do Pinóquio fique maior quando conta uma mentira?




Figura 3 – Coçar um dos lados do nariz

Quando ocorre uma maior irrigação sanguínea ao nariz, de seguida, incham os vasos sanguíneos que estão ao lado do nariz. Se alguém está a coçar um dos lados do nariz pode revelar que te algo a esconder e, em determinadas situações, pode indiciar Raiva e disponibilidade para se envolver numa luta.





Figura 4 – Esfregar o olho e olhar distante

Quando verificamos que alguém está a coçar o olho com um olhar distante, significa que está a dizer algo que é falso ou, então, que não tem interesse no que está a ser dito.

Exercícios para a próxima semana:

Esteja atento aos movimentos acima descritos.
- Em que circunstâncias verificou um sinal da mentira?
- Existe alguma relação entre os movimentos da mentira e as palavras que estão a ser ditas?

Escreva uma ou duas experiências que se destacaram.
Desta forma, aprende mais facilmente os aspectos básicos do olhar e pode começar a orientar a sua atenção para a Linguagem do Corpo!