6º Como Tomar decisões

Lembretes importantes para interpretar corretamente a linguagem do corpo:

- contextualizar – interpretar dentro do contexto próprio;
- calibrar - trata-se de avaliar qual é o registo normal de uma determinada pessoa, num contexto particular.



Como toma decisões?

Um adequado conhecimento da Linguagem Corporal permite retirar informação útil sobre o processo de tomada de decisão do ser interlocutor, nomeadamente nos processo de negociação. Por exemplo, se o seu adversário, num jogo de xadrez, no momento em que você toca a peça para fazer uma jogada, eleva as mãos à altura do peito, significa que ele já esperava que você fizesse esse movimento. No entanto, se ele toca no rosto ou cruza os braços, é normal que esteja a fazer um movimento que ele não tivesse antecipado. De acordo com os gestos do seu adversário (ou parceiro negocial) pode ajustar a sua estratégia no decorrer da ação.

Figura 1 – Mão na cara

Quando a mão descansa sobre a cara é um sinal de interesse (figura da esquerda). Quando a mão serve para apoiar a cara é um sinal de claro desinteresse pelo que está a acontecer (figura da direita).

Figura 2 – Mão fechada a descansar na cara com o indicador apontado para cima

Em reuniões de gestão, frequentemente, podemos observar os gestos da figura 2. Se o dedo indicador está ao longo da face (figura da esquerda), isso indica que, provavelmente, a pessoa está com interesse genuíno no que está a acontecer. Quando começa a apoiar a cabeça sobre a mão (figura da direita), indica que a pessoa está a fazer uma avaliação negativa, critica.



Figura 3 – Esfregar o queixo

O gesto da figura 3 é um movimento clássico, que representa que a pessoa se prepara para tomar uma decisão. Quando o movimento de esfregar o queixo é imediatamente seguido de uma inclinação do corpo, pode revelar se a decisão foi positiva ou negativa. Veremos mais sobre esse tema na próxima sessão.

Exercícios para a próxima semana:

Esteja atento aos movimentos acima descritos.
- Em que circunstâncias verificou um sinal da mentira?
- Existe alguma relação entre os movimentos da mentira e as palavras que estão a ser ditas?

Escreva uma ou duas experiências que se destacaram.
Desta forma, aprende mais facilmente os aspectos básicos do olhar e pode começar a orientar a sua atenção para a Linguagem do Corpo!