7º Como tomar decisões. Part 2

Lembretes importantes para interpretar corretamente a linguagem do corpo:

- contextualizar – interpretar dentro do contexto próprio;
- calibrar - trata-se de avaliar qual é o registo normal de uma determinada pessoa, num contexto particular.

Como toma decisões? (2ª parte)

Esfregar o queixo, como aprendemos na última sessão, significa que a pessoa se prepara para tomar uma decisão.







Figura 1 – esfregar o queixo

Figura 2 – esfregar o queixo olhando para diversas direções

Quando alguém esfrega o queixo enquanto olha para cima ou para baixo, deve ser interrompido porque, provavelmente, está com pensamentos negativos e críticos acerca do que foi dito. Se está a vender um produto, ou um serviço, e verifica que, depois de apresentar os argumentos de venda, o potencial cliente se encontra a esfregar o queixo e a olhar para os lados, não o interrompa porque, provavelmente, está a refletir positivamente sobre o que viu, ouviu e sentiu e bem pode esperar um desfecho positivo.

Também é muito importante observar com atenção o que acontece imediatamente a seguir da pessoas esfregar o queixo. Se a pessoa se fecha, numa atitude defensiva, é provável que o desfecho do processo de reflexão seja negativo. Se a pessoa se inclina para a frente e demonstra uma atitude aberta, é provável que o desfecho seja positivo.

Figura 3 – movimentações da cabeça

É comum vermos o Presidente Barack Obama, durante as entrevistas, inclinar ligeiramente a cabeça para o lado (figura da esquerda), mostrando vulnerabilidade e abertura, ao expor a artéria carótida. Por ouro lado, se alguém inclina a cabeça para baixo (figura da direita) revela que está a realizar algum tipo de julgamento.



Esquecer-se de alguma coisa.

Figura 4 – mão na cabeça e no pescoço

Imagine que perguntou uma determinada coisa a um amigo e ele não está recordado. Existem, basicamente, duas formas de analisar a resposta em termos de linguagem corporal. O seu amigo pode levar a mão à cabeça (figura da esquerda) e dizer: “esqueci-me”. A pessoa está frustrada e decide assumir a sua falha. A outra possibilidade é a pessoa levar a mão ao pescoço e começar a massajá-lo. Nesse caso, a pessoa não só está frustrada, como provavelmente sente raiva e sente-se intimidada por si. Pode também indica que está a mentir, como já vimos anteriormente.



Exercícios para a próxima semana:

Esteja atento aos movimentos acima descritos.
- Em que circunstâncias verificou um sinal da mentira?
- Existe alguma relação entre os movimentos da mentira e as palavras que estão a ser ditas?

Escreva uma ou duas experiências que se destacaram.
Desta forma, aprende mais facilmente os aspectos básicos do olhar e pode começar a orientar a sua atenção para a Linguagem do Corpo!