8º Micro- Expressões - Emoções e Rosto - Parte 1

Lembretes importantes para interpretar corretamente a linguagem do corpo:

- contextualizar – interpretar dentro do contexto próprio;
- calibrar - trata-se de avaliar qual é o registo normal de uma determinada pessoa, num contexto particular.



Microexpressões Faciais

Um dos psicólogos mais proeminentes da atualidade é Paul Ekman. Ele tem desenvolvido, há mais de 40 anos, investigação rigorosa sobre a forma como as expressões faciais expressam as emoções que as pessoas sentem. Ele observou, viajando pelo mundo, que as pessoas, independentemente da cultura onde estão inseridas, revelam de forma semelhante 7 emoções básicas através do rosto. Pode observar o rosto de alguém e graças ao conhecimento em Micro Expressões saber o que a pessoa está a sentir naquele momento.
Sem que estejamos conscientes, expressamos as nossas emoções através de alterações subtis no rosto. Existem mais de 5000 expressões faciais diferentes – todas universais – possíveis de observar no rosto.
As Micro Expressões faciais ocorrem em menos de meio segundo e, por isso, é muito importante estar alerta. O conhecimento das 7 emoções básicas universais dá-lhe uma informação preciosa sobre as emoções que estão subjacentes.

O sorriso genuíno

As palavras normalmente têm prioridade sobre a nossa atenção. As Micro Expressões são muitas vezes o mais importante. Permitem-nos, num processo de entrevista de seleção, por exemplo, entender o que nunca escutámos.

As pessoas riem quando se divertem mas também como sinal e educação. Se não souber distinguir um sorriso autentico de um sorriso de circunstância pode ser facilmente enganado. Um sorriso genuíno vê-se nos olhos, através da contração do músculo orbicular do olho.







Figura 1 – sorriso genuino

O neurologista Duchenne de Boulogne, através de um conjunto de experiências, descobriu a diferença entre um sorriso falso e um sorriso genuíno, em 1862. Por isso, o sorriso verdadeiro passou a ser denominado de sorriso Duchenne.
As pessoas que apresentam, habitualmente, um sorriso Duchenne têm pressão arterial mais baixa e, de acordo com os cônjuges e amigos, são mais felizes.
Se quer saber se a pessoa que está a sorrir está verdadeiramente feliz ou apenas a ser cordial, deve focar os olhos e ver se existem “pés de galinha” nos cantos da vista. Nem sempre é fácil fazer a destrinça entre este dois sorrisos, em especial, quando não se está treinado!

Raiva

Algumas Micro Expressões têm diversas variantes.

Figura 2 – Micro Expressões de raiva

Quando a emoção da Raiva está presente verificam-se 3 elementos:
a) As pálpebras inferiores e superiores aproximam-se;
b) As sobrancelhas descem;
c) Os lábios são pressionados um contra o outro e estreitam-se.

Se observar um dos 3 elementos ou todos em simultâneo, é provável que a pessoa estava a sentir a emoção da Raiva.
Relembramos que é importante contextualizar. A pessoa pode estar a fechar os olhos porque, simplesmente, está a focar o seu olhar.

Imagine que está no trabalho e depois e você falar, verifica uma Micro Expressão que corresponde ao cerrar do lábios com o olhar focado em si, pode dizer: “provavelmente está aborrecido com a minha decisão – existe alguma coisa que eu possa fazer para o ajudar?”