Mudar o Significado 17

Neste momento em que você vê estas palavras, muita coisa está acontecendo ao redor de você…você com certeza pode ouvir os sons ao redor (talvez até o silêncio)… sentir seu coração batendo… o ar entrando e saindo dos pulmões…você pode sentir que tudo está em movimento pois o mundo é uma contínua mudança.

Mas as vezes a gente se esquece de que tudo muda…tudo passa…tudo se transforma…

“E tudo passa…tudo passará!”

Você com certeza já ouviu estas duas frases. O mundo está o tempo todo mudando…até mesmo uma pedra ou uma montanha está em movimento! Como? Se a gente pudesse ver os átomos, veríamos que estes estão girando, girando, girando…e com isso, mesmo a pedra está em movimento!

Mas com frequência esquecemos que todas as coisas neste universo estão mudando e achamos que o outro é de um jeito (e sempre vai ser assim), que você é de um jeito e sempre vai ser assim…mas isso não é verdade!

A 17° forma de mudarmos um significado, que encontramos no livro Mind-lines, lines for changing minds (Linhas da Mente, linhas para mudar a mente) trabalha esta questão: a impermanência e a nossa identidade.

Encontramos o seguinte exemplo neste livro de PNL:

“Ela é uma pessoa má por ter dito o que disse”.

Um bom psicólogo poderia replicar: – Se ela dissesse alguma coisa sobre medicina, ela seria médica?

Geralmente esquecemos que tudo está em mudança – e o modo como o outro é, ou o que o outro fez, fica congelado! É como se tudo mudasse, menos a nossa identidade e a identidade dos outros:

“Ele fez isso = Então ele é assim…e sempre será”…

E fazemos isso até com o nosso próprio eu:

- “Eu não fui bem nessa prova de matemática = Eu sou péssimo em matemática!”

Mas e a mudança? No futuro não pode ser diferente?

Se o mundo está em constante mudança, com certeza o futuro será diferente! Com certeza o futuro trará mudanças! Esperamos que para melhor!